Ex-Atleta de basquete nos Estados de Minas Gerais e São Paulo, Siverlô Meireles que é natural de Uberlândia, chegou no Estado de Rondônia em 2011 e viu a necessidade de melhor estruturar o basquete no município de Vilhena.
Assim, em novembro de 2013 foi fundada a ASBAVI (Associação de Basquete de Vilhena) que inicialmente estava focada no basquete adulto feminino, porém passados quase dois anos de sua fundação a entidade passou a dar mais atenção para o lado social, ou seja, investir seus esforços no desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Assim, em agosto de 2015 a ASBAVI iniciou seus treinamentos de base em uma quadra cedida pela escola CEEJA com apenas 9 crianças entre 10 e 15 anos. Atualmente o projeto conta com 99 alunos/atletas (dados de nov. 2019), divididos em diversas categorias de treinamento, fundamento I e
II, sub-14 , sub-16, sub-18 , tanto masculino quanto feminino.
Através da ASBAVI, os estudantes do município que faz e fizeram parte do projeto se tornaram tricampeões estaduais escolares na categoria masculino, 15 a 17 anos, (2017, 2018, 2019); titulo até então inédito para o basquete do município, que propiciou a estes alunos vivenciarem os JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE etapas nacionais.
Hoje, também, os atletas do projeto tem a oportunidade de participar do principal calendário do basquete de base do país (Confederação Brasileira de Basquete), participando dos CAMPEONATOS BRASILEIRO INTERCLUBES desde sub-12, sub-14, sub-16, sub-18, sub-21, ao lado das grandes potências do basquete brasileiro: FLAMENGO, PALMEIRAS, PINHEIROS, VASCO, CORINTIAS, MINAS TENIS, ETC.
– Missão, Visão, Valores:
Missão:
Utilizar o esporte como meio para promover saúde,educação e geração de oportunidade, tornando-o um fator de
integração e inclusão social objetivando a formação de cidadania.
Visão:
Tornar-se centro de excelência do basquete da região norte do país.
Valores:
a) Confiabilidade
b) Transparência
c) Simplicidade
d) Participação
e) Responsabilidade Social
f) Ética
g) Valorização